16 julho 2024

Transexual ataca sede de associação LGBT

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem, com 26 anos, que vandalizou e incendiou a associação A Gralha, no Porto. Na base do crime estarão desentendimentos entre o detido e aquela organização de cariz feminista e ligada a movimentos LGBT.

incêndio ocorreu na madrugada do passado dia 12 de maio, no Centro Social Auto-Gerido A Gralha, sedeado na Travessa de Anselmo Braancamp, no Porto e, segundo a PJ, terá sido provocado com recurso a um maçarico, após arrombamento dos acessos ao espaço, "aparentemente num quadro de desavença e represália".

Segundo o JN apurou, o suspeito é um cidadão transexual em processo de transição de sexo, que procurou apoio na associação. A investigação apurou que terá havido desentendimentos entre o suspeito e a associação, que culminaram com a expulsão do suspeito. 

Num aparente ato de vingança, cerca das 5 horas do dia 12 de maio, entrou na sede daquela entidade, localizada no rés-do-chão de um prédio habitacional, após partir os vidros da porta e da montra, vandalizou o interior e ateou um incêndio que só não provocou danos mais graves porque alguns moradores deram o alerta. 

O suspeito, sem antecedentes criminais, foi detido ontem, segunda-feira, e de verá ser ouvido esta terça-feira em primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação.

https://www.jn.pt/4612955368/associacao-lgbt-do-porto-incendiada-por-vinganca/